CDP: Tipos, características e como escolher a plataforma perfeita para sua empresa

Há um leque de martech benefícios para desfrutar, considerado por muitos o pacote completo de facilidades, vantagens e razões importantes para que haja a integração da tecnologia com o marketing. 

Nesse caso, martech é um termo que significa a combinação entre ferramentas da tecnologia com o exercício do marketing para obter mais performance e, neste contexto, as ferramentas CDP são fundamentais. 

Uma plataforma Customer Data Plataform é essencial para que o marketing possa se atualizar e ter cada vez mais alcance dentro de uma empresa. Dados de clientes são um dos elementos mais importantes para definir estratégias de vendas e marketing, e nada melhor que contar com boas ferramentas CDP para consegui-los. 

O que é uma Customer Data Platform (CDP) e por que ela é importante?

CDP, ou Customer Data Platform – Plataforma de Dados de Clientes -, é um tipo de software que reúne os dados de leads e clientes em um só lugar e disponibiliza essas informações para a empresa, sendo essencial para o marketing e vendas. Dados são peça chave para criar estratégias com alta performance e eficiência. 

A plataforma pode ser utilizada por qualquer empresa e pode vir a ser uma peça importante em sua rotina, sobretudo com o martech, outro conceito fundamental para o marketing. O martech integra e une a tecnologia ao marketing, o que reforça o CDP, passa a alimentar as plataformas de dados e com isso propicia estratégias cada vez com mais performances. 

Como um CDP pode transformar sua estratégia de dados?

Uma boa plataforma CDP é transformadora pois é ela que fornece um meio de congregar os dados dos clientes nas estratégias. Esta plataforma é capaz de fortalecer estratégias de propaganda e vendas e até personalizá-las. Claro que para esta transformação acontecer é necessário a integração com tecnologia, gerando assim o martech benefícios que serão fundamentais para otimização de estratégias.

Características essenciais de uma boa CDP

Certas características são importantes para definir uma CDP de qualidade, afinal algumas ferramentas são mais adequadas que outras, o que depende em grande parte de quais atributos cada uma tem. Veja quais as principais características que um bom CDP deve apresentar para sua empresa: 

  • Capacidade de armazenar vários dados;
  • Possibilidade de integrar novas informações; 
  • Número de fontes diferentes admitidas pela CDP;
  • Número de filtros admitidos para dados;
  • Facilidade para utilizar o serviço. 

Plataformas com essas características são muito recomendadas para aplicar o martech em sua empresa, e com isso otimizar seus resultados. É fundamental que haja a integração da plataforma CDP com outras tecnologias, então lembre-se de levar em conta o martech em suas estratégias. 

Os principais tipos de CDP e suas diferenças

Existem dois tipos diferentes de Customer Data Plataform que mostram mais sobre o que é CDP: as plataformas acionáveis e as de acesso para análises de dados. Ambas são importantes e podem funcionar ao mesmo tempo na empresa.

  • Acionáveis: seu principal foco é criar experiências personalizadas para cada cliente; 
  • Acesso: sua função é mais operacional e tem foco em apurar dados e organizá-los. 

Como comentamos, ambas as plataformas podem funcionar ao mesmo tempo em suas estratégias, portanto cabe à empresa escolher quais utilizar. Ter o martech para integrar as diferentes funções do CDP é uma forma importante de combinar os dois tipos. 

Como escolher o CDP ideal para sua empresa?

Escolher o CDP ideal implica em estudo e muita atenção por parte da empresa, que escolhe as ferramentas ideais para integrar em seu martech. O primeiro passo é analisar de maneira bastante criteriosa as necessidades da empresa e quais as melhores ferramentas e dados para utilizar em seu negócio. 

Uma forma adequada de conseguir um bom martech é contar com profissionais especialistas, para isso conte com a Aunica. A Aunica fornece a consultoria necessária para que sua empresa possa adaptar o martech ideal com o melhor CDP possível. 

São mais de 20 anos em que a Aunica trabalha com inovação em marketing, sempre com ferramentas atualizadas que fazem total diferença para seu negócio. Aproveite o martech benefícios com a Aunica e tenha estratégias atualizadas e com maior possibilidade de eficiência.