Apesar da época atual, há ainda dúvidas acerca de exemplos de assédio moral no trabalho, a partir do momento que adentramos neste mundo. Estamos sujeitos a diversas provações, até entendermos que estamos em um outro ambiente, muito mais desafiador que nossas casas, cheio de regras e concessões. O que não contamos é com ocasiões inadequadas que possam ocorrer, seja comentários inconvenientes a atitudes desagradáveis.
Em muitos dos casos, a vítima não está familiarizada com o termo assédio moral e nem com o seu significado, passando a ignorar completamente falas e atitudes que configuram tal ato. Entretanto, o assediador também não entende que está praticando esse tipo de assédio, sendo apenas grosseiro, ou até mesmo ignorando suas próprias atitudes por não considerar algo grave.
O que é assédio moral no trabalho?
A caracterização do assédio moral se dá como a violência praticada, em sua grande maioria, por superiores para com seus subordinados, porém, erroneamente, acredita-se que é assédio somente nesse caso quando, na verdade, pode haver assédio entre colegas de trabalho e de subordinados para com os seus superiores.
O assédio moral, dentre o entendimento leigo, se resume a falas constrangedoras, como piadas, chegando a insultos e até ameaças. Entretanto, o assédio moral vai muito mais longe, havendo comportamentos que te deixam desconfortável é preciso ficar atento, caso esteja ocorrendo com você.
Comportamentos verbais
Como exemplos de assédio moral no trabalho, temos comportamentos verbais que, muitas vezes, dão início e gatilho para outras atitudes consideradas ainda mais graves. Falar alto, utilizar de deboche, ironia, sarcasmo, fazer piadas inconvenientes, ser grosseiro, incitar fofocas e até solicitar tarefas fora do escopo de trabalho e do horário, podem ser consideradas assédio, desde que seja algo repetitivo, feito com certa frequência.
Comportamentos não verbais
Outro exemplo de assédio é o não verbal, que já é considerado a próxima fase desta ação. Uma situação bastante comum de ser acontecida com mulheres, está inclusive, o assédio sexual, tendo como atitudes que o configuram como, olhares constrangedores, posturas corporais ofensivas, invasões de privacidade, gestos em tons de desprezo e desmerecimento, algo como o desdém, e claro, verbalizações indiretas.
Comportamentos físicos
O último comportamento bem comum de assédio, é o físico, onde já se considera a fase mais grave. Quando o assediador parte para a agressão física, normalmente ele já começou utilizando outros comportamentos e, nesse caso, forçar qualquer tipo de contato, seja segurar o braço em uma discussão, impedir a saída do local, perseguição, e até forçar um beijo podem ser considerados agressões provenientes do assédio.
Como identificar o assédio moral no trabalho?
Muitas vítimas não conseguem identificar o assédio moral por terem se acostumado com chefes tendo essas atitudes e relativizando tais ações. Porém, uma das formas mais fáceis de se detectar é entender, antes de tudo, quais as formas e atitudes aceitas dentro da empresa e o que foi proposto a você como empregado.
A partir disso, qualquer atitude repetitiva de importunação, ofensas, ou outros exemplos de assédio moral no trabalho, podem e devem ser denunciadas. É imprescindível que, ao passar por essas experiências, você anote datas, horários, nomes e o máximo de detalhes possíveis, e não devolvendo tais ações. É importante também buscar ajuda de colegas que passaram pela mesma situação, para que sirvam de testemunhas do seu caso, auxiliando.
Como denunciar o assédio moral no trabalho?
Para poder relatar uma denúncia é importante ter a absoluta certeza que está sofrendo assédio, colhendo provas e, se possível, testemunhas. Após isso, você pode ir ao departamento de Recursos Humanos do local, relatar na ouvidoria, formalizar uma denúncia no Ministério do Trabalho podendo denunciar empresa em sigilo, relatar no sindicato e, em casos de assédios sexuais contra mulher, ir à Delegacia da Mulher ou em delegacia próxima.
Como combater o assédio moral no trabalho?
A melhor forma de se combater assédio moral no trabalho é mostrar para as vítimas que elas não estão sozinhas, que a empresa prestará todo apoio à elas, as escutando e respeitando seu sofrimento. Além disso, é imprescindível haver palestras de conscientização e entendimento sobre os mais variados tipos de assédios, educando todos os colaboradores, lhes dando informações sobre como identificar o assédio e denunciar.
Infelizmente, o assédio é extremamente comum nos ambientes de trabalho, não podemos normalizar tais ações, sendo importante nos conscientizar e oferecer apoio às vítimas, seja elas quem forem.
Como colaborador, se você sofrer assédio, não tenha medo de denunciar, mesmo que seja denunciar empresa em sigilo. Como superior, entenda que todos os colaboradores são indivíduos que merecem respeito, independente do cargo. Como empresa, não aceitar qualquer tipo de assédio e oferecer ajuda e canais de denúncia às vítimas.
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.