Raiox x

A importância do raio X para diagnósticos

Praticamente todo mundo já fez um exame de raio-x, porém, nem todo mundo compreende de fato a sua importância nos diagnósticos médicos.

A radiologia é uma especialidade médica fundamental para tratar os pacientes de modo mais preciso.

Isso porque ela se utiliza de radiações para que possa obter imagens de doenças, fraturas ou outras patologias.

No cotidiano e rotina médica, esse é um exame vital para auxiliar os médicos a saberem o que está acontecendo e qual é o melhor modo de tratar aquele caso.

Sendo assim, veja mais sobre o assunto abaixo e descubra o quão importante essa área é na medicina.

Importância do raio-x

O raio-x também é conhecido como radiografia e se trata de um exame de imagem que não é invasivo.

Isso porque ele funciona a partir do uso de baixos níveis de radiação, que podem identificar as mudanças na estrutura dos ossos e órgãos.

Por se tratar de um exame que possui um custo baixo, é rápido, indolor, ele acaba sendo muito útil para investigar doenças.

Nos setores de emergência e terapia intensiva, seu uso é bastante comum. O exame tem a serventia, como dissemos, de identificar tanto fraturas como outras patologias.

Sendo assim, pode-se usá-lo para vários fins como:

  • Diagnóstico e pneumonia;
  • Doenças na área do abdômen;
  • Identificar inflamações e infecções;
  • Ver se o pulmão está comprometido;
  • Entre outros.

Dentistas também fazem uso da radiografia para saber como está a estrutura dos dentes e suas raízes. Outros procedimentos derivados da radiologia, são:

  • Mamografia;
  • Angiografia;
  • Cateterismo.

Esses também utilizam os princípios do raio-x para exames de mama e dos vasos sanguíneos.

Como funciona o raio-x?

O funcionamento do exame depende muito. Em geral, a pessoa acaba ficando de pé ou sentada em uma maca com a região a ser analisada de frente para a máquina.

Assim, esse aparelho emite um feixe com elétrons que é capaz de atravessar o corpo, tendo mais ou menos dificuldade dependendo da área a ser vista.

Então por exemplo, como o osso é algo bastante denso, ele acabará bloqueando a maior parte da radiação.

Por isso que quando a imagem sai, ela fica marcada no filme através de uma sombra branca. Quanto mais densa for a área, mais branca ele fica.

Para que se possa analisar uma chapa, os médicos acabam buscando por pontos anormais dentro da estrutura do corpo.

Em casos de fraturas, a radiação irá passar pelo local permitindo com que a parte machucada possa ser vista de uma melhor forma.

Agora, quando se trata de órgãos que geralmente são menos densos, os profissionais buscam por manchas mais claras que não deveriam estar ali.

O uso de raio-x só deve ser feito em casos de necessidade quando nenhum outro exame pode substituí-lo.

Isso porque como é usado radiação, ainda que pouca, para que se obtenha a imagem, o corpo acaba sofrendo uma exposição.

Essa exposição quando feita em grandes quantidades, pode levar a pessoa a ter outros tipos de doença. Então tomar os cuidados necessários é vital.

Cuidados na hora de fazer raio-x

Para que a qualidade da imagem não seja afetada, o paciente deve deixar de lado todo tipo de adereço que tenha metal, plástico, madeira, ou vidro no lugar que for feito o exame.

A quantidade de radiação emitida é segura, em especial, nos aparelhos mais modernos. No entanto, como dissemos, não se pode expor a todo momento a ele.

Então, por segurança, quem tem que fazer o exame faz uso de um colete protetor que possui chumbo, que faz o bloqueio dos raios, exceto quando o exame é de tórax ou abdômen.

Não existe contraindicações de uso, exceto para mulheres gestantes.

Alguns dos exames de raio-x

A radiografia é um setor bastante versátil e que pode mostrar grande parte do corpo. Abaixo, veja alguns exemplos de exames.

Raio-x de tórax

Esse é um local onde tem muito ossos, vasos sanguíneos e órgãos. Sendo assim, costuma-se fazer este exame quando há a necessidade de identificar algo fora do comum.

Raio-x da face

Geralmente é feito para que se possa mostrar a cavidade óssea que fica em volta dos olhos, nariz e maçãs do rosto.

Um raio-x dessa região revela algumas doenças como a sinusite e também indica a presença de câncer nessa área.

Raio-x de abdômen

Costuma-se fazer esse exame junto do uso de contraste. Esta, é uma substância que faz o realce dos órgãos do local.

Assim, serve para indicar sinais de obstrução ou distensão nas alças do intestino.

Muitas pessoas costumam achar estranho o uso de raio-x para identificar problemas nas veias. No entanto, ele acaba sendo muito útil.

A tecnologia nos permitiu fazer uso de diversos recursos. Na medicina, ela agiu da mesma forma.

Isso porque hoje em dia existe o que se chama de telerradiologia, que se trata da reunião de radiologia e tecnologias para cuidar da saúde dos pacientes.

Por meio dessa ferramenta, clínicas e hospitais puderam fazer uma redução de custo e ganhar muito mais agilidade na emissão de seus laudos.

Sendo assim, diversos especialistas podem acabar analisando o exame sem que tenham que estar presentes para isso.

Esse fator possibilitou então um atendimento de muito mais qualidade, pois se antes você precisava se deslocar, hoje isso não é preciso.

Em geral, a análise de exames é algo demorado por conta da demanda. Tendo a tecnologia a favor da rotina médica, isso se torna mais otimizado.

Conclusão

Por fim, vimos então um pouco sobre o raio-x, sua importância, como ele é aplicado e o motivo pelo qual os médicos fazem uso dele.

Esta é uma ferramenta bastante útil e que possibilita fazer uma análise mais focada e precisa para solucionar o problema em questão.

Sendo assim, são meios de exames muito úteis e não invasivos que fazem com que o paciente possa ter um laudo sobre sua saúde de maneira rápida.

Conte aqui se você conseguiu entender a importância deste exame e não se esqueça de compartilhar este conteúdo com outras pessoas que possuem dúvidas a respeito dele.